FIG 2019: Praça da Palavra homenageia Jormard Muniz de Britto e investe em diversidade literária

Polo dedicado à literatura tem programação com expressões tradicionais e contemporâneas, desde lançamentos de livros até batalha de versos


Espaço dedicado aos amantes da literatura, a Praça da Palavra busca contemplar a produção da linguagem em suas mais variadas formas. Além das ações sobre o poeta Jormard Muniz de Britto, que é o homenageado do polo em 2019, o ambiente montado na Praça Souto Filho também contará com debates, lançamentos de livros, intervenções, contações de histórias, recitais e saraus que exploram desde expressões literárias mais tradicionais até gêneros contemporâneos. Um exemplo desse último grupo é o slam, também conhecido como batalha de versos, que revelou artistas como Bell Puã, integrante da programação do evento pela primeira vez.

“O FIG tem essa importância de ser um festival cultural muito grande e acessível para o público em geral. Fui ao festival antes como espectadora, quando pude ver artistas não só daqui da região, mas também de outros estados, que inspiraram a minha performance, e, para mim, é uma satisfação voltar como convidada agora para dar minha contribuição como poeta, escritora e slameira. Imagino que vai ser uma troca muito democrática”, observa Bell, que irá lançar o livro “Lutar é crime”, além de integrar os debates “A literatura de Slam no papel: entre
a poesia falada e a poesia escrita” e “Pra escurecer o debate: todo poeta é multiverso”.

A programação ainda contará com lançamentos nacionais, como a biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito”, que contará com a participação do autor paulistano Pedro Luna, além de prestigiar a carreira de autores pernambucanos, como Miró, com o projeto “Sarau Miró”. O público infantil, por sua vez, contará com atividades no polo pelas manhãs, como os lançamentos dos livros “DiAnimal”, de Alexandre Revoredo, e “A engenhoca”, de Thiago
Corrêa.

Na área externa da Praça da Palavra, os visitantes poderão conferir ações especiais, como “Ruas Assombradas”, que une oralidade e literatura, explorando personagens de lendas urbanas; “Livros Livres”, que distribui livros pela cidade para serem capturados por novos donos; e “Guarda Poesia”, que leva declamadores para diferentes endereços da cidade, dentre eles o Sesc.

Jormad Muniz de Britto - A Praça da Palavra promoverá ainda uma série de saraus e mesas redondas em homenagem a Jomard Muniz de Britto. A primeira delas acontecerá na abertura do polo literário, no sábado (20), às 19h, quando o homenageado participa do bate-papo “JMB entre as famigeradas”. O encontro contará com a participação das escritoras Maria Alice Amorim (Recife) e Sthephany Metódio (Garanhuns). “A única exigência de Jomard foi de que a mesa fosse mediada por mulheres e que uma das convidadas deveria ser de Garanhuns para prestigiar a produção literária da cidade”, conta Roberto Azoubel sobre o evento de abertura.













Além do bate-papo, nesse primeiro dia, o homenageado autografa sua biografia “Professor em transe”, escrita por Fabiana Moraes e Aristides Oliveira. A obra, editada pela Cepe, relembra com fortes pitadas poéticas, as várias facetas de sua agitada trajetória artística.

Ainda dentro da programação da Praça da Palavra, em parceria com o Sesc Pernambuco, haverá a leitura dos célebres atentos póeticos de Jomard Muniz de Britto. Batizada de “Trazendo Jomard todo dia”, a performance de Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) ocupará o polo literário de segunda (22) à sexta-feira (26), a partir das 18h50.

Já na quarta-feira (24), às 19h, o escritor e professor de literatura Moisés Monteiro Neto (PE) comanda a mesa “Movimento Tropicalista: Rupturas e Legados”. No bate-papo, mediado por Jaqueline Salomé (PE), o autor do livro “Os abismos da poeticidade em Jomard Muniz de Britto: do escrevivendo aos atentados poéticos” falará da participação do homenageado na Tropicália e os legados que o movimento deixou para a cultura brasileira.

Serviço
Praça da Palavra Jomard Muniz de Britto
Praça Souto Filho - R. Dr. José Mariano, S/N – Santo Antônio, Garanhuns – PE
20 a 27 de julho, a partir das 10h



ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações

Traduzir