Barragem se rompe e inunda distrito de Mariana em MG


Uma barragem de rejeitos (produtos sem possibilidades de reaproveitamento) de uma empresa mineradora se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana; segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região informaram que pessoas estão soterradas e algumas ilhadas; de acordo com o secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos; o incidente alagou diversas casas; viaturas foram enviadas ao local.

Minas 247 - Uma barragem de rejeitos (produtos sem possibilidades de reaproveitamento) se rompeu, na tarde desta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região informaram que pessoas estão soterradas e algumas ilhadas. Viaturas foram enviadas ao local.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. O incidente alagou diversas casas.

A Prefeitura de Mariana informou que o distrito está sendo esvaziado e os moradores são orientados a irem até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.

A Barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, pertence à mineradora Samarco e fica cerca de 25 quilômetros de Mariana.

Abaixo matéria da Agência Brasil:

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de hoje (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Segundo a prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

Conforme a Guarda Municipal, todo o distrito ficou alagado. Não há contato com as equipes de resgate, por isso não é possível precisar o número de feridos e desaparecidos. Segundo a Guara Municipal, unidades de saúde em Mariana devem receber os feridos.

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A prefeitura disse que a a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos.

A nota informa ainda que a Defesa Civil de Ouro Preto também montou uma base de apoio, localizada no Centro de Convenções de Mariana, para auxiliar nas buscas.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para de reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.



Minas 247

Atualizações

Traduzir