Grécia inicia referendo sobre futuro do país

Cerca de dez milhões de eleitores foram convocados na Grécia para votar neste domingo (05/07) em referendo que pode definir a permanência do país da zona do euro.

"Temos que seguir juntos"
© Fornecido por Deutsche Welle

Os cidadãos escolhem se aceitam ou não as propostas dos credores internacionais em troca de financiamento para pagar a dívida grega. Os mais de 19 mil locais de votação abriram às 7h (horário local). Os primeiros resultados devem ser conhecidos às 19h locais. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que o povo enviará no referendo uma importante mensagem de que tem "nas mãos as rédeas do seu destino".

"Muitos podem ignorar a vontade do governo. A vontade do povo não", disse Tsipras, depois de ter votado em Atenas, no bairro popular de Kipseli. O primeiro-ministro ressaltou que "hoje, a democracia vence o medo" e "a determinação vence a propaganda do medo".

Numa mesa de voto cheia de câmeras e entre aplausos de cidadãos, Tsipras lançou também uma mensagem pró-europeia, para reforçar que a escolha de hoje é "uma mensagem de determinação, não só para ficar, mas para viver com dignidade na Europa".




Fonte: dw.com

Atualizações

Traduzir