Policial que agrediu menina de 14 anos nos EUA é suspenso

Além de agredir uma menina de 14 anos, o policial Eric Casebolt foi flagrado apontando a arma para pessoas que não mostravam resistência

Foto: Reprodução

Imagens mostram o policial Eric Casebolt puxando o cabelo da garota enquanto força sua cabeça no chão. As cenas foram gravadas com um telefone celular durante uma festa em uma piscina comunitária.

O homem foi temporariamente suspenso da polícia.

O prefeito de McKinney pediu providências, mas o caso reacende o debate sobre racismo nas operações de forças policiais americanas.
Racismo e polícia

O incidente reforça as críticas de uso excessivo de força e brutalidade por parte da polícia americana contra membros da comunidade afroamericana.

Recentemente, uma investigação da secretaria de Justiça dos Estados Unidos deflagrada após a morte de Michael Brown, um jovem negro desarmado, por um policial em Ferguson (Missouri), concluiu que o racismo faz parte da rotina da polícia local, em particular contra a comunidade negra.

O relatório concluiu que a polícia de Ferguson e a justiça local participavam de uma “rotina” de discriminação contra a população negra.

O documento destaca que entre 2012 e 2014, enquanto os negros respondiam por 67% da população, 85% dos automóveis parados pela polícia eram conduzidos por negros e 90% das pessoas convocadas ao tribunal eram negras, do mesmo modo que 93% dos detidos.

Em 88% dos casos de uso da força policial os suspeitos eram afro-americanos.



Fonte: P. Político

Atualizações

Traduzir