Novo terremoto atinge o Nepal e deixa pelo menos 32 mortos

Tremor foi sentido também em Nova Déli, na Índia, e no Afeganistão

Pacientes foram carregados para fora dos hospitais após o novo terremoto
Foto: Prakash Mathema / AFP

Um novo terremoto atingiu o Nepal nesta terça-feira, informam as agências internacionais de notícias. O tremor, de magnitude 7,3 na escala Richter, foi sentido também em Nova Déli, na Índia, e no Afeganistão. Pelo menos 29 pessoas morreram no Nepal, três na India, e mais de mil ficaram feridas.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o tremor era de 7,1, subindo para 7,4 e sendo de 7,3 pela medição. O epicentro do tremor foi registrado na fronteira com a China, a 68 quilômetros a oeste de Namche Bazar, perto do acampamento base do Monte Everest, a 18,5 quilômetros de profundidade. A polícia do Nepal orienta que as pessoas fiquem em locais abertos.

O local fica a 80 quilômetros de Kathmandu, capital do Nepal, fortemente atingida pelo terremoto do final de abril, quando um terremoto de magnitude 7,66 deixou 8 mil mortos no Nepal.

Segundo a AFP, moradores de Kathmandu saíram correndo e gritando pelas ruas, às 12h35min (no horário local). O tremor durou cerca de um minuto. As sirenes de emergência da cidade foram ouvidas. Depois do primeiro tremor, um novo de 5,6 foi sentido em seguida.

O tremor de abril no Nepal foi o maior nos últimos 80 anos e o pior na região do Himalaia na última década, desde que, em 2005, outro terremoto causou a morte a mais de 84 mil pessoas na Caxemira, área dividida entre a Índia e o Paquistão.




Fonte: Zero Hora

Atualizações

Traduzir