Abertura dos 56º Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS)

Evento teve início oficial declarado nesta segunda-feira (27)

Abertura dos JEPS reuniu atletas, ex-atletas e autoridades no Chevrolet Hall
Guga Matos/JC Imagem

Com ares de megaevento, os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS) tiveram sua 56ª edição oficialmente aberta na tarde desta segunda-feira (27), no Chevrolet Hall, em Olinda. Além de representantes das mais de mil instituição de ensino que irão participar das disputas esportivas, atletas de destaque do desporto estadual, como Yane Marques e Leonardo Guedes, também foram prestigiar a cerimônia de abertura.

“É muito legal ver essa retomada dos Jogos Escolares de Pernambuco. Eu comecei a competir nos JEPS (a pentatleta fazia natação) e é justamente de um evento como esse que podem sair outras revelações do nosso esporte. Os JEPS, guardadas as devidas proporções, são as Olimpíadas de todos esses alunos”, comentou Yane.

O ex-jogador de vôlei e medalhista de ouro nos Jogos de Barcelona-1992 Pampa foi o grande homenageado da tarde. Ele foi recebido com euforia pelos estudantes que lotaram o Chevrolet Hall e permaneceu sentado ao lado do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do governo de Pernambuco, Felipe Carreras, e do secretário executivo de esportes do governo de Pernambuco, Diego Perez. Apenas depois que todas as agremiações com representantes das escolas se acomodaram no Chevrolet Hall é que Pampa proferiu algumas palavras ao jovens.

“Perguntei a vocês quem aqui gostaria de ser medalhista olímpico e apenas alguns levantaram as mãos. É natural. As pessoas têm sonhos e objetivos diferentes. Mas digo aos que têm esse sonho, que é necessário se dedicar mais que os demais. Fazer a diferença. Treinar muito e trabalhar duro. É necessário foco, disciplina e um evento como os JEPS pode ser um belo começo para vocês despertarem essa vontade. Preciso parabenizar o governo de Pernambuco pela competição. Movimentar mais de 60 mil atletas com um evento não é para qualquer governo”, afirmou.

Depois houve o pronunciamento do secretário de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras, que fez questão de exaltar a importância dos JEPS para a manutenção do esporte de alto rendimento em Pernambuco. “Pampa, Marcelo Negrão, que é paulista, mas se considera pernambucano, Dani Lins, Jaqueline Carvalho. São tantos nomes que começaram nos JEPS e hoje estão brilhando no nosso esporte. Tenho certeza de que esse será um grande evento e, dos JEPS, outros talentos certamente surgirão no esporte do nosso Estado”, comentou.

Após Felipe Carreras declarar oficialmente que os Jogos estavam abertos, a saltadora Yasmim Gomes e o decatleta Anderson Luiz, duas grandes promessas do atletismo pernambucano, foram os responsáveis por conduzir a tocha até as mãos de Pampa. Após recebê-la, o ex-jogador então acendeu a pira olímpica.

“Foi uma emoção muito grande, apesar de esse já ser o segundo ano que conduzo a tocha. Entregá-la a Pampa foi uma sensação única. Ele é um grande exemplo para nós que queremos, assim como ele, chegar longe no esporte”, contou Anderson. 

Depois das solenidades, os estudantes tomaram conta do espaço localizado em frente ao palco para celebrar ao som das bandas Papaninfa e Expresso Folia.




Fonte: jc online

Atualizações

Traduzir