Pernambuco ganha voo sem escalas para Cabo Verde

A rota, primeira do Estado para um País africano, servirá também como conexão para a Europa      
 

A partir de cinco de junho de 2015, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará o Recife à Praia, capital de Cabo Verde - o primeiro saindo do Estado para um País africano. 

Operado pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), o voo servirá também como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). A primeira edição, saindo de Cabo Verde para a capital pernambucana, já está com 100% de lotação, segundo a TACV. O anúncio da nova rota aconteceu em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (25), no Auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, Bairro do Recife.

Após o ato, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, receberam o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, que participou da coletiva junto com os secretários estaduais Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico); com o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, o diretor da TACV no Brasil, José Luis Nogueira, o trade turístico pernambucano e empresários locais.

Para o governador Paulo Câmara, a nova rota internacional vai impulsionar as relações institucionais e comerciais com o País africano. "Será muito importante para o nosso desenvolvimento econômico e cultural", ressaltou o governador, que também anunciou o início da operação do consulado de Cabo Verde no Recife. "A instalação do consulado será muito importante para esse trabalho que se inicia com a implantação do voo. O novo fluxo de pessoas indo e vindo vai exigir essa estrutura", pontuou o chefe do Executivo estadual.

Na ocasião, o embaixador Domingos Mascarenhas apresentou o cônsul de Cabo Verde no Recife, o pernambucano José Ricardo Galdino. "O consulado do Recife será um instrumento muito importante na condução das nossas relações no turismo e no comércio", afirmou o diplomata, dizendo que a capital pernambucana está muito próxima de Cabo Verde em termos "geográfico e cultural". 

Segundo Felipe Carreras, o Recife será o segundo destino da TACV no Nordeste. "O ano de 2015 se iniciou com o anúncio de dois novos voos internacionais para o Estado. A conquista da rota para Cabo Verde é resultado do atual momento que Pernambuco vive. E representa o crescimento e a importância do Estado no País", argumentou. O secretário salientou ainda que diversas ações serão realizadas com os agentes de viagem europeus e africanos, para que eles comercializem o voo. 

A aeronave que realizará a rota - um Boeing 737-800 - tem capacidade para 174 passageiros. Será um voo semanal, partindo do Recife aos sábados, sempre às 00h30, com chegada às 6h30. O retorno de Cabo Verde para a capital pernambucana será nas sextas, sempre às 20h30, com pouso no Recife às 22h20 (em virtude do fuso horário). As rotas beneficiam ainda passageiros de capitais como Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN), aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana. As reservas das passagens já podem ser feitas nas agências de viagens ou através do site da companhia:www.flytacv.com

"A operação oferece uma alternativa competitiva de ligação aérea para a Europa, aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana, o que poderá gerar novas oportunidades de negócios. Oferece, também, pela primeira vez, a conectividade com a África", destaca o diretor da TACV no Brasil, José Luis Nogueira.

Com a nova rota Recife - Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines; Frankfurt, operado pela Condor; e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo. "Pela localização privilegiada, grandes atrativos turísticos e trabalho intenso, Pernambuco está se tornando o grande hub de voos internacionais no Nordeste", informa o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes.

Sobre Cabo Verde: 

A República de Cabo Verde é um país constituído por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas da Costa Ocidental Africana, cobrindo uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados. 

Nas ilhas de Cabo Verde, onde se fala o português, pode-se usufruir do sol durante o ano inteiro, com uma grande diversidade ambiental e belíssimas praias, posicionando essas ilhas entre as mais procuradas pelos turistas europeus. Com uma diversidade cultural rica, as Ilhas de Cabo Verde são conhecidas internacionalmente pelo seu ritmo musical. Apenas a três horas e 30 minutos de distância da Europa e três horas e 20 do Brasil, o País goza de uma localização privilegiada, que se alia à tranquilidade do território, fazendo deste um destino com rica gastronomia, de cultura diversificada e variados meios de hospedagens.




Folha de Limoeiro

Atualizações

Traduzir