Tubarão-baleia é encontrado morto em praia do Litoral Norte de SC

Foto: Fabiane de Bona Garcia

Um tubarão-baleia morto foi retirado da praia de Perequê, em Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina, no início da tarde deste domingo (9). De acordo com o professor Jules Soto, coordenador e curador do Museu Oceanográfico Univali, o animal era um jovem adulto. O peixe foi levado para Piçarras, também no Litoral Norte, onde é o museu é localizado. 
O macho tem nove metros de comprimento e cerca de seis toneladas.O animal foi levado para o Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras. "É onde existe a maior coleção de tubarões da América Latina. Vamos proceder as análises e depois tentar conservar ele inteiro em meio líquido, o que então seria o maior exemplar conservado inteiro em todo o mundo", explica o professor Jules Soto. Segundo o Corpo de Bombeiros de Porto Belo, que ajudou na retirada do animal, o tubarão foi visto pela primeira vez por pescadores, por volta de 4h. deste domingo (9).
O peixe foi tirado da praia por volta das 14h. em um esforço conjunto entre Prefeitura, bombeiros e representantes do museu. Para a retiradas, foram utilizadas duas retroescavadeiras e um caminhão, que transportou o animal. As máquinas são da Prefeitura. O tubarão foi levado para o museu, em Piçarras.
Fonte: G1

Atualizações

Traduzir